TEATRO ADULTO

BARRELA
1958

OS FANTOCHES (1960) 1ª versão de JORNADA DE UM IMBECIL ATÉ O ENTENDIMENTO

ENQUANTO OS NAVIOS ATRACAM (1963) 1ª versão de QUANDO AS MÁQUINAS PARAM

CHAPÉU SOBRE PARALELEPÍPEDO PARA ALGUÉM CHUTAR
(1965) 2ª versão de OS FANTOCHES

REPORTAGEM DE UM TEMPO MAU (1965)

DOIS PERDIDOS NUMA NOITE SUJA (1966)

DIA VIRÁ (1967) 1ª versão de JESUS-HOMEM

NAVALHA NA CARNE
(1967)

QUANDO AS MÁQUINAS PARAM (1967) 2ª versão de ENQUANTO OS NAVIOS ATRACAM (1963)

HOMENS DE PAPEL (1968)

JORNADA DE UM IMBECIL ATÉ O ENTENDIMENTO (1968) 3ª versão de OS FANTOCHES

O ABAJUR LILÁS (1969)

ORAÇÃO PARA UM PÉ-DE-CHINELO (1969)

BALBINA DE IANSÃ (1970) musical

FEIRA LIVRE (1976) opereta

NOEL ROSA, O POETA DA VILA E SEUS AMORES (1977) musical

JESUS-HOMEM (1978 ) Clique parar abrir o conteúdo 2ª versão de DIA VIRÁ (1967)

SOB O SIGNO DA DISCOTEQUE (1979)

QUERÔ, UMA REPORTAGEM MALDITA (1979) adaptação para teatro do romance do mesmo título,
escrito em 1976


MADAME BLAVATSKY (1985)

BALADA DE UM PALHAÇO (1986)

A MANCHA ROXA (1988)

A DANÇA FINAL (1993)

O ASSASSINATO DO ANÃO DO CARALHO GRANDE (1995) adaptação para teatro da novela
do mesmo título


O HOMEM DO CAMINHO (1996) monólogo adaptado de um conto do mesmo título, originalmente intitulado Sempre em Frente

O BOTE DA LOBA (1997)

CHICO VIOLA – (inacabada) 1997, várias versões anteriores



Observações

Há um texto inacabado, escrito em 1969, intitulado A NOITE DAS DIABAS, que seria uma versão feminina de BARRELA e que de fato resultou na peça A MANCHA ROXA.

Em 1991, o ator Cacá Carvalho fez um espetáculo intitulado VINTE E CINCO HOMENS, que é uma dramatização do conto INÚTIL CANTO E INÚTIL PRANTO PARA OS ANJOS CAÍDOS EM OSASCO, dramaturgia e direção de François Kahn, do Centro per la Experimentazione e la Ricerca Teatrale de Pontedera, Itália. Esse texto não deve, portanto, ser incluído na sua obra teatral, e sim literária.

O texto EI, AMIZADE! (não teatral) foi escrito a pedido de Dráuzio Varela e gravado em vídeo por Plínio Marcos, para ser exibido aos detentos da Casa de Detenção, SP, numa campanha para prevenção da AIDS no presídio.

Em 1975, Ademar Guerra dirigiu uma adaptação para dança de Navalha na Carne, para o Balé Stagium, coreografia de Décio Otero, com Márika Gidalli (Neusa Sueli), Décio Otero (Vado) e Milton Carneiro (Veludo). Como o texto de Navalha na Carne estava proibido pela Censura Federal, o espetáculo foi intitulado QUEBRADAS DO MUNDARÉU.

TEXTOS CURTOS

VERDE QUE TE QUERO VERDE (1968) texto curto que fazia parte do espetáculo Feira Paulista de Opinião, que reunia textos de dramaturgos censurados

AI, QUE SAUDADE DA SAÚVA – publicado no jornal Pasquim

NO QUE VAI DAR ISSO (setembro de 1994)

ÍNDIO NÃO QUER APITO ou NHE-NHE-NHEM – publicado na revista Mais, do jornal Folha de SP, em 11/6/1995; há fragmentos de uma 1ª versão com o título de MODERNA HISTÓRIA DO ÍNDIO DO BRASIL, s/d

LEITURA CAPILAR - publicado na revista Caros Amigos/maio de 1997/ Ano I, nº 2, p. 14

A ALMA DO TIETÊ – texto escrito para o espetáculo Parceiros do Tietê, realizado no SESC Pompéia, SP, no movimento pela despoluição do Rio Tietê, novembro de 1991, interpretado por Cacá Carvalho

TEATRO INFANTIL

AS AVENTURAS DO COELHO GABRIEL (1965)

O COELHO E A ONÇA (HISTÓRIA DOS BICHOS BRASILEIROS) (1988)

ASSEMBLÉIA DOS RATOS (1989)

SEJA VOCÊ MESMO (inacabada)