PUBLICADOS
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NAVALHA
NA CARNE
Teatro,
1ª edição 1968
Ilustrada
Editora Senzala
Esgotado |
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QUANDO
AS MÁQUINAS PARAM
Teatro, 1ª
edição 1971
Editora Obelisco
Esgotado |
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HISTÓRIAS
DAS QUEBRADAS DO MUNDARÉU (1973)
Editora Nórdica
Coletânea de contos anteriormente publicados no jornal
Última Hora, SP
Esgotado |
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O ABAJUR LILÁS
Teatro, 1ª edição
1975
Editora Brasiliense
Esgotado |
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BARRELA
Teatro, 1ª edição
1976
Editora Símbolo
Esgotado |
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UMA REPORTAGEM MALDITA –
QUERÔ
Romance, 1ª edição
1976
Editora Símbolo/ edições posteriores,
até 8ª, Edição do Autor/ 8ª
edição, 1992, Editora Maltese/ 9ª edição,
1999, Publisher Brasil |
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INÚTIL
CANTO E INÚTIL PRANTO PELOS ANJOS CAÍDOS
contos, 1ª edição
1977, Editora Lampião/edição posterior
Edição do Autor, pocket book |
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DOIS PERDIDOS
NUMA NOITE SUJA,
teatro, 1ª edição 1978
Editora Global/ 2ª e 3ª edições
1984, Editora Parma |
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ORAÇÃO
PARA UM PÉ-DE-CHINELO
Teatro, Edição
do Autor, s/d, esgotado |
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JESUS-HOMEM
Teatro, 1ª edição
1981, Editora do Grêmio Politécnico/
2ª edição do Autor, 1982, pocket book |
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PRISIONEIRO
DE UMA CANÇÃO
Contos autobiográficos,
Edição do Autor, 1982 |
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NAVALHA NA CARNE
e
QUANDO AS MÁQUINAS PARAM
Teatro, 2ª e 3ª
edições, 1984, Editora Parma |
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NOVAS HISTÓRIAS
DA BARRA DO CATIMBÓ
Contos, Edição
do Autor, s/d |
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MADAME BLAVATSKY
Teatro, Edição
do Autor, 1985, pocket book |
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A FIGURINHA
E SOLDADOS DA MINHA RUA
Histórias Populares
(1) - relatos autobiográficos, Edição
do Autor, 1986, pocket book |
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CANÇÕES E REFLEXÕES
DE UM PALHAÇO
Textos curtos: O Ator, As
Visões (poema), Sempre em Frente, O Ideal (poema),
Edição do Autor, 1987, pocket book |
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A
MANCHA ROXA, teatro,
Edição do Autor, 1988, pocket book |
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TEATRO
MALDITO
Teatro, 1992, Editora Maltese,
contém as peças Barrela,
Dois Perdidos
Numa Noite Suja e
O Abajur Lilás. |
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A
DANÇA FINAL
Teatro, 1ª edição
1994, Editora Maltese |
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NA TRILHA DOS SALTIMBANCOS
- 1º caso: O
Assassinato do Anão do Caralho Grande
- conto, Edição do Autor, 199? |
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O
ASSASSINATO DO ANÃO DO CARALHO GRANDE
Noveleta policial e peça
teatral, 1ª edição 1996, Geração
Editorial |
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FIGURINHA DIFÍCIL
- Pornografando e Subvertendo
– relatos autobiográficos,
1ª edição 1996, Editora Senac |
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O TRUQUE DOS
ESPELHOS, contos
autobiográficos, 1ª edição 1999,
Una Editoria |
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COLEÇÃO MELHOR
TEATRO – peças:
BARRELA,
DOIS PERDIDOS
NUMA NOITE SUJA,
NAVALHA NA CARNE,
ABAJUR LILÁS, QUERÔ;
Editora Global, setembro 2003; prefácio Ilka Marinho
Zanotto |
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HISTÓRIAS
DAS QUEBRADAS
DO MUNDARÉU, (2004)
Editora de Cultura
Coletânea de contos
anteriormente publicados no jornal Última Hora,
SP |
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OS LIVROS ABAIXO ESTÃO DISPONÍVEIS PARA VENDA
NESTE SITE.
Entre em contato através
do e-mail: pliniomarcos@pliniomarcos.com
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HOMENS
DE PAPEL e
BARRELA
Teatro, Edição
do Autor, 1984
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O ABAJUR LILÁS
e ORAÇÃO
PARA UM PÉ-DE-CHINELO,
Teatro, Edição do Autor, s/d
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NA BARRA DO CATIMBÓ
Romance, Edição
do Autor, 1984
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BALADA DE UM
PALHAÇO
Teatro, Edição
do Autor, 1986, pocket book
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Observações:
O texto
O ATOR, do livro CANÇÕES E REFLEXÕES
DE UM PALHAÇO, também foi publicado em forma de
cartaz, inicialmente, por Nossa Caixa, SP, 1988, e é
a ampliação de um monólogo do personagem
Bobo Plin, da peça BALADA DE UM PALHAÇO.
O texto A
VOCAÇÃO, que também foi publicado em
forma de cartaz, é um monólogo do personagem Bobo
Plin, da peça BALADA
DE UM PALHAÇO.
ALGUMAS TRADUÇÕES
DEUX PAUMÉS DANS UNE NUIT
POURRIE (DOIS
PERDIDOS NUMA NOITE SUJA)
– tradução
e adaptação de Jacques Thieriot, 1974
LE RASOIR SUR
LA GORGE (NAVALHA
NA CARNE) –
tradução e adaptação de Jacques
Thieriot, 1974
ZWEI VERLORENE
IN EINER SCHMUTZIGEN NACHT (DOIS
PERDIDOS NUMA NOITE SUJA)
–
tradução de Henry Thorau, publicada por Henschelverlag
Kunst und Gesellchaft, Berlim, DDR, 1985
TWO LOST IN THE
FILTHY NIGHT –
tradução de Elzbieta Szoka, 1988, parte do livro
Three Contemporary Brazilian Plays, Host Publications (Austin,
Texas), edição bilíngue
DOS PERDIDOS EN
UNA NOCHE SUCIA –
tradução de Ileana Diéguez Caballero, incluída
no livro Teatro Brasileño Contemporáneo, publicado
por Editorial Arte y Literatura, Ciudad de la Habana, Cuba,
1990
DEUX PERDUS DANS
UNE NUIT SALE –
tradução de Ângela Leite-Lopes, 1998, edição
do Ministério da Cultura, Funarte
TWO LOST SOULS
ON A DIRTY NIGHT –
tradução de Henrik Carbonnier para a montagem
dirigida por André Pink, Londres, 2000
ALGUMAS PESQUISAS
REVISTA
PSICOLOGIA MODERNA, Ano I, nº 6, depoimento do Padre
Ednio Vale, professor de Psicologia da Religião da PUC
de São Paulo, a respeito da religiosidade em Dois
Perdidos Numa Noite Suja
DEBATES
DO TEATRO CASA GRANDE, Ciclo de Debates da Cultura Contemporânea,
publicado pela Editora Inúbia, Coleção
Opinião, 1976; participou como debatedor na área
de Teatro
PLINIO
MARCOS: REPORTER OF BAD TIME, artigo de Peter Schoenbach’s,
publicado em “Dramatists in Revolt: The New Latin American
Theater”, Austin, University of Texas Press, 1976
PLÍNIO MARCOS: O DISCURSO DA VIOLÊNCIA,
artigo de Izidoro Blikstein, do Departamento de Lingüística
da FFLCH/USP, publicado na Revista Contexto, nº 5, março
de 1978; ensaio de semiologia do romance Querô
ANTÔNIO MERCADO, tese
de doutorado sobre obra teatral de Plínio Marcos, Universidade
de Yale, Estados Unidos, 1980
VIVER
& ESCREVER, depoimentos de vários autores,
compilados por Edla Van Steen,
volume 1, 1981, L&PM Editores
O
TEATRO BRASILEIRO MODERNO, Décio de Almeida Prado,
Editora Perspectiva,
São Paulo, 1988
PLÍNIO
MARCOS, A FLOR E O MAL, ensaio de Paulo Vieira, 1994,
Editora Firmo
BALADA
DE UM PALHAÇO: ANOTAÇÕES À MARGEM,
artigo de Antônio Cadengue, publicado em Arte e Comunicação,
Revista do Centro de Artes e Comunicação da Universidade
Federal de Pernambuco, Recife, 1994
A
SEMIOTIC STUDY OF THREE PLAYS BY PLINIO MARCOS (Balbina
de Iansã, Barrela
e Balada de um Palhaço),
tese de doutorado de Elzbieta Szoka, 1991, Universiy of Austin,
Texas, publicada por Peter Lang Publishing, Inc., 1995
A
DESOVA DA SERPENTE, livro de Mário Guidarini,
doutor em Filosofia da Arte e Estética, USP; estudo do
bem e do mal na obra de Plínio Marcos e Nélson
Rodrigues; Editora da Universidade Federal de Santa Catarina,
1997
MODERNA
DRAMATURGIA BRASILEIRA, Sábato Magaldi, Editora
Perspectiva, São Paulo, 1998
OS
MARGINAIS DO PALCO, artigo
de Sábato Magaldi, Revista D.O. Cultura, publicação
mensal da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, novembro/2000;
inserido em seu livro “Depois do Espetáculo”,
Editora Perspectiva, 2003, p.95
QUANDO
O TEATRO ENCENA A CADEIA – Atualidade e Recepção
da dramaturgia de Plínio Marcos (A Barrela
e A Mancha Roxa)
- tese de mestrado em Teoria da Literatura, de Wagner Coriolano
de Abreu, 2001, Editora Unisinos
A
CRÔNICA DOS QUE NÃO TÊM VOZ, livro
sobre a obra de cronista de Plínio Marcos, com algumas
Crônicas Coligidas, trabalho organizado por Javier Contreras,
Fred Maia e Vinícius Pinheiro, 2002, Boitempo Editorial
DEPOIMENTO,
artigo de Fernando Bonassi, publicado na Revista Rodapé
(Crítica de Literatura Brasileira Contemporânea),
nº1, Editora Nankin, 2001
PLÍNIO
MARCOS, UM HOMEM UNGIDO PELA DIVINA IRA, artigo de Paulo
Vieira, publicado na Revista Folhetim, nº 8, 2000
Não Publicados:
PLÍNIO MARCOS, A NAVALHA
DO TEATRO, trabalho de conclusão de curso apresentado
para obtenção do título de bacharel em
Comunição Social; Universidade Bandeirante de
São Paulo; autores: Alexandre Santos, Daliléia
Silva, Arlindo de Araújo Ferro Jr., Alberto Moraes Barros,
Sara Reis Barros; Novembro, 2001
O DISCURSO DA
EXCLUSÃO EM PLÍNIO MARCOS: UMA LEITURA DE A
MANCHA ROXA, tese de
pós-graduação em Letras, nível de
mestrado, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara,
SP, Wagner Corsino Enedino, 2002
TENSÃO E IMAGEM: UM OLHAR
DECADENTE EM A
NAVALHA NA CARNE – artigo de Kátia Carvalho
da Silva, professora da Literatura Brasileira na Universidade
Estadual do Maranhão; análise comparativa entre
a linguagem literária da peça e a linguagem cinematográfica
de suas respectivas adaptações fílmicas.
ACTING WITH VIOLENCE:
The role of violence in two latin american plays –
análise de Soraya Freed para Dois perdidos numa noite
suja e Decir sí (texto argentino de Griselda Gambaro),
curso de Drama of Brazil and Argentina, professora Elzbieta
Szoka, Columbia University, 2000.
VICTIM VERSUS
VICTIMIZER: The struggle for power – análise
de Joya Powell para Dois perdidos numa noite suja e Decir Sí
(texto argentino de Griselda Gambaro), curso de Drama of Brazil
and Argentina, professora Elzbieta Szoka, Columbia University,
2000.